O Museu

Fundado em 1899, o C.R.E.C. Concórdia de Itoupava Central é um dos mais antigos clubes de caça e tiro de Blumenau. Edificado na época por uma arquitetura denominada enxaimel, muitos eventos sociais e esportivos foram realizados no seu interior, para manter viva a tradição dos primeiros colonizadores.

Deteriorada pelo tempo e sem qualquer conservação da primitiva sede com a demolição do antigo salão e a área esportiva (1994), a única estrutura que resistiu foi o espaço onde funcionaram o bar e o ambiente destinado à residência do ecônomo da sociedade.

Cadastrada como área de interesse do Patrimônio Histórico de Blumenau, algumas pessoas da comunidade se articularam para elaborar um projeto de restauração do espaço. Sensibilizados, governos Estadual e Municipal uniram forças para reerguer esse espaço de tradição, para transformá-lo no “Museu dos Clubes de Caça e Tiro”, através da Lei nº 5843/2000. A autoria do projeto de lei foi do vereador Rufinus Seibt.

"O restauro e revitalização das antigas instalações do Clube de Caça e Tiro Concórdia, para transformá-lo no Museu dos Clubes de Caça e Tiro, é como a fênix que renasceu das cinzas. O Museu, além de ser o resultado da união de esforços de cidadãos da comunidade local, antigos sócios e do poder público, representa um espaço de preservação da memória de uma das mais expressivas manifestações culturais legada dos colonizadores alemães que chegaram ao Vale do Itajaí, a partir da segunda metade do século XIX."

Sueli Petry
Historiadora e diretora do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva Fundação Cultural de Blumenau

Para o presidente da Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, Moacyr Flor "As diretorias e os integrantes das sociedades são mobilizados a participar da montagem de todo o acervo, através de doações. É deles que virá a contribuição de dados, objetos e documentos históricos".

Acervo

Ocupando uma área de 475 metros quadrados, o Museu dos Clubes de Caça e Tiro possui cinco ambientes de exposição, contendo medalhas, alvos, troféus, armas, bandeiras, trajes, painéis textuais, fotográficos, faixas de reis e rainhas, cavalheiros e princesas, além de utensílios como pinos de bolão e marcadores.

O visitante, ao circular pelo Museu, toma conhecimento do contexto histórico e as variáveis sócio-culturais de centenas de pessoas que a história registra, desde a fundação da cidade. Na parte externa dispõe de um amplo estacionamento para carros e ônibus, praça e acesso para deficientes físicos.

Galeria de fotos

Faça uma Visita Virtual ao Museu Clique aqui

Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau
Dr. Pedro Zimmermann, 10.377 - Itoupava Central
Fone: (47) 3339-0590

Desenvolvido por
Vale da Web Desenvolvimento de Sites Blumenau / SC
Horários de Atendimento
De terça a Sexta feira: 10:30h às 16:30h
Sábados e Feriados: 10:30h às 15h